Fotografia da alma com Karol Sonda!

Fotografia da alma com Karol Sonda!

Se tem uma coisa que me enche de esperança no mundo é ver a paixão que as pessoas tem pelo seu trabalho transformado em hobbie ou no seu hobbie transformado no seu trabalho e como o verdadeiro amor pela profissão faz transparecer tudo, inclusive nossos sentimentos.

Hoje quero dividir algo muito especial com vocês e em especial mostrar para quem ainda não conhece, o trabalho simplesmente maravilhoso dessa iniciante mas talentosíssima fotógrafa: Karol Sonda.

Eu conheço a Karol já faz um bom tempo  quando ela ainda morava aqui em Francisco Beltrão, muito antes dela iniciar sua carreira no mundo da fotografia e confesso para vocês que fiquei realmente surpresa quando vi seus primeiros cliques pipocarem na minha timeline no facebook, porque a qualidade das imagens eram incríveis e tinham algo além do que uma simples captura de imagem enquadrada pela câmera – tinha luz, tinha amor e tinha sentimento.

Pra minha sorte a Karol me convidou para fazer um ensaio na última semana,  coisa rápida mas a qual já estávamos tentando marcar à um certo tempo e finalmente deu certo.
Conseguimos realizar as fotos na última quinta feira que antecedeu o feriadão de carnaval e já na sexta recebi algumas fotos para aquietar o bichinho da ansiedade e desde então não consigo para de publicar as fotos nas minhas redes.

Uma coisa que me marcou bastante e que me fez ver que o trabalho da Karol era realmente diferente é que antes de começarmos a fazer as fotos …. ela parou perto de mim e explicou como funcionava o seu trabalho e como era o seu olhar sobre a fotografia, que o lance não era foto posada, que ela queria capturar muito mais do que uma simples pose, que ela queria olhares, sorrisos, luz e amor nas imagens, e me lembro que ela falou assim: “Ju, quero que você mentalize energia positiva, que você lembre de tudo de bom que aconteceu para você esse ano, suas conquistas e os teus seus sonhos.”

Logo depois disso, fechei os olhos e abri um sorriso bem largo e quando me dei conta ela já estava andando ao meu redor registrando os cliques.

Olha só o resultado de algumas da fotos que eu recebi:

Atualmente a Karol mora em Cascavel/PR mas sempre esta por Francisco Beltrão para visitar a família e nesse meio tempo sempre rola uma agenda de ensaios aqui pelo sudoeste – o que a gente adora né?

Com certeza a experiência é unica e vale muito a pena … Agradeço de coração à Karol por ter me proporcionado esse momento tão lindo, leve e cheio de amor!

Claro que depois de tantas imagens lindas, aproveitei e fiz algumas perguntas à Karol para entender melhor toda essa paixão e amor pela fotografia e olha só como realmente ela vive toda essa atmosfera verdadeiramente, ela nos contou que toda essa paixão começou ainda muito nova:

KAROL SONDA: “Sempre gostei de foto, desde o tempo que era máquina de filme. Mas desenvolvi o apego mesmo quando eu tinha uns 10/11 anos… Todos os meus amigos andavam de skate ou bmx e eu queria estar sempre com eles, mas não sabia andar, então comecei registrar nossos “rolês”. Depois disso comecei estudar, ver vídeos na internet, fazer cursos e percebi que eu não queria que fosse apenas um hobbie e sim que eu queria trabalhar de verdade com isso.”
Perguntei sobre o que desperta o amor dela por trás das lentes já que ela fotografa profissionalmente fazem apenas 2 anos mas que o hobbie já existe desde os 12 e olha só o que ela respondeu:
KAROL SONDA: “Pergunta difícil e fácil de responder ao mesmo tempo. Tudo me desperta amor. É prazeroso DEMAIS fotografar. Não me vejo fazendo outra coisa… E hoje, mesmo trabalhando dia e noite com isso, ainda é como se eu marcasse uma sessão com os amigos pra “passar o tempo”. Essa é a essência que não pode se perder. “
A Karol busca retratar algo diferente com a fotografia como se ela quisesse capturar a essência de cada pessoa:
KAROL SONDA: “Busco retratar, mostrar e descobrir o mundo. As pessoas. O amor. Eu quero que todo mundo possa ver a vida como eu vejo: pelo lado bom.”

Pra fechar com chave de ouro todo esse amor, olha a mensagem que ela finalizou nossa mini entrevista:

**

“Quando eu comecei fotografar foi muito, muito difícil. Até porque eu não tinha base nenhuma do que era fotografia, eu só sabia que era isso que eu queria fazer e eu fiz. Então pra vocês, que estão começando – começando qualquer coisa que vocês querem com todas as suas forças – não deixem falar que vocês não conseguem, que vocês não são bons o bastante. Ninguém além de você mesmo tem o poder de transformar teu sonho em realidade, ninguém vai levantar da cama pra correr atrás de algo por ti. Mas se você acreditar e fizer tudo que estiver ao teu alcance pra conseguir, as coisas vão começar dar certo e se ajeitar. Quando eu comecei, ninguém acreditava em mim, mas eu acreditei e isso bastou. “
Karol Sonda
**

Seguem os contatos da Karol para quem quiser conhecer e e acompanhar um pouquinho mais esse trabalho belíssimo que ela vem desenvolvendo!

 

 

Beijos, Ju!

Sobre

Juliana Thomé

O JT nasceu de uma necessidade pessoal em compartilhar minhas experiências de vida e também para dividir o meu olhar sobre esse mundo da moda que é tão presente no nosso dia a dia mas que muitas vezes acaba se tornando pouco didático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *