Tips | Dica da nutri: Chás e Suchás para o verão!

Tips | Dica da nutri: Chás e Suchás para o verão!

Olá meninas!
Domingo também é dia de novidades no JT e com essa chuvinha que esta caindo por aqui o dia todo, hoje temos um post super bacana e informativo na tag “Dicas da Nutri” da nossa querida nutricionista Dr. Jana Carisi Fauro falando sobre os chás e suchás para consumirmos no verão – afinal, podemos aliar o consumo de bebidas líquidas para desintoxicar o organismo e são uma ótima opção para quem sofre com a retenção de líquidos.
Claro que existem inúmeras receitas com os mais variados ingredientes e formas de preparo mas hoje temos as quatro receitas prediletas da nossa nutri que vocês acompanham agora o passo a passo, os ingredientes necessários e todos os benefícios que eles podem trazer ao nosso organismo.

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CHÁ DIURÉTICO
– 2 colheres de sopa de chá de hibisco (hibisco seco, não o pó)
– 1 colher de sopa de chá verde (extrato seco)
– 1 colher de sopa rasa de carqueja
– 1 colher de sobremesa de cravo
– 1 litro de água quente/fervida.
Modo de fazer: deixar de 5 a 10 minutos em infusão e coar. Após este processo pode gelar.

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CHÁ MATE
– 2 colheres de sopa de chá mate (pode ser mate leão – a granel).
– 1 litro de água.
Modo de fazer: ferver por 5 a 8 minutos. Pode consumir gelado. Se precisar adoçar utilize adoçante stévia, xilitol ou açúcar de coco (pouca quantidade).

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SUCHÁ DE HIBISCO COM MORANGO
– 200 ml de chá de hibisco
– 8 morangos orgânicos
– hortelã a gosto
– 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia
Modo de fazer: bater todos os ingredientes no liquidificador. Consumir gelado. Se precisar adoçar utilize adoçante stévia, xilitol ou açúcar de coco (pouca quantidade).

SUCHÁ DE CAPIM CIDREIRA E LIMÃO
– 150ml de chá de capim cidreira
– 50ml de suco de limão (pode utilizar o limão siciliano)
– gengibre a gosto
Modo de fazer: bater todos os ingredientes no liquidificador. Consumir gelado. Se precisar adoçar utilize adoçante stévia, xilitol ou açúcar de coco (pouca quantidade).

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Dicas de modos de cocção/infusão para chás:
INFUSÃO: deixar a erva em infusão em água quente/fervida por 5 a 10 minutos. Após isso deve-se coar. Recomendada apenas para ervas (moles).
DECOCÇÃO: – partes duras (ex. gengibre, cravo, canela): ferver por 5 a 10 minutos.
– partes moles: ferver por 3 a 5 minutos.
Na decocção há uma maior concentração do principio ativo.

Principais ingredientes funcionais presentes nas receitas acimas:
Na nutrição funcional são utilizados os chamados alimentos funcionais que são aqueles que contêm substâncias ou nutrientes que forneçam benefícios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. Além disso, os alimentos funcionais ajudam ainda a melhorar quadros como retenção de líquidos e constipação, e podem auxiliar no emagrecimento.

CAPIM CIDREIRA – diurético, digestivo e calmante.
CARQUEJA – excelente potencial diurético e estimulante do fígado.
CHÁ MATE (Ilex Paraguariensis) – alguns estudos vêm demonstrando que o uso contínuo de chá mate tem um potente efeito no emagrecimento.
GENGIBRE – antioxidante, anti-inflamatório, termogênico e promotor de saciedade. Chamado de adaptógeno de temperatura: aquece quando está frio e refresca no calor.
HIBISCO – excelente potencial diurético.
FARINHA DE LINHAÇA E CHIA – gorduras Monoinsaturadas: redução de colesterol total e LDL (“mau” colesterol), e aumento do HDL (“bom” colesterol). Excelente fonte de fibras.
LIMÃO – regulador de pH: equilibra o pH gástrico e alcaliniza o pH sanguíneo. Também possui efeito detoxificante.

DICA DA NUTRI - JANA

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Dra. Jana Carisi Fauro
Nutricionista – CRN/8-7674
Centro Médico Dr. Silvio Vidal
Rua Dr. Silvio Vidal, 175 – Sala 202
Tel: 46 9914-9911 TIM | 46 9115-8672 VIVO
Pato Branco – PR
jana_carisi@yahoo.com.br

Sobre

Juliana Thomé

O JT nasceu de uma necessidade pessoal em compartilhar minhas experiências de vida e também para dividir o meu olhar sobre esse mundo da moda que é tão presente no nosso dia a dia mas que muitas vezes acaba se tornando pouco didático.

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