Três receitas de bolos gelados para refrescar o seu feriado!

Três receitas de bolos gelados para refrescar o seu feriado!

Nem só de receita fit se vive nesse mundo não é mesmo gente?

E para poder aproveitar o esse feriadão de carnaval com tudo o que temos direito, que tal preparar uma receita do famoso “bolo gelado” para ajudar a refrescar esses dias que estão por vir pela frente e que prometem altas temperaturas?

Eu não sei vocês mas a frase  “bolo gelado” me traz uma lembrança afetiva e muito saborosa da minha infância e porque não trazer toda essa memória á tona né? Ainda mais se puder aproveitar e apreciar esse momento com um grupo de amigos, família ou namoradão do lado.

Agora esquece a dieta, corre pegar papel e caneta na mão e anota já essas receitas deliciosas e bora escolher o seu preferido, afinal, temos do mais clássico e tradicional até o mais “diferentão” e sofisticado!

O Clássico – Bolo gelado de coco

Rendimento: entre 15 e 18 porções
Tempo de preparo: 1 hora + 8 horas para esfriar

Ingredientes
5 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 copo de 200ml de leite
1 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Calda
2 copos de 200ml de leite condensado
2 copos de 200ml de leite
1 copo de 200ml de leite de coco
100g de coco branco seco ralado

Modo de preparo
Separe as claras da gema.
Bata as claras em neve até ficar bem fofa e leve. Enquanto isso peneire a farinha e junte com o fermento, separe tudo numa única vasilha.
Com a clara em neve no ponto, reduza a velocidade e adicione as gemas uma a uma. Depois coloque o açúcar e bata mais. Por último coloque a mistura da farinha com o fermento intercalando com o leite até a massa ficar homogênea.
Unte uma forma quadrada e transfira a massa. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 45 minutos. Enquanto o bolo está no forno, misture os ingredientes da calda e separe o coco seco numa vasilha.
Com o bolo pronto e quente, ainda na forma, fure ele inteiro com um garfo, deixando um espaço de 1 dedo entre cada “garfada”. Regue a calda no bolo quente e na forma, principalmente nas laterais.
Deixe o bolo na geladeira por 1 dia. Não corte quente, pois está mole e pode quebrar.
No outro dia, desenforme e corte em 12 partes retangulares iguais. Passe cada pedaço no coco ralado. Embale os pedaços no papel alumínio e sirva gelado!

Receita da chef Carole Crema, da La Vie

Bolo Gelado de chocolate com creme de menta

Ingredientes
Para o bolo de cacau:
70 g de cacau em pó
180 g de farinha de trigo
200 g de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos
½ xícara de leite
80 g de manteiga derretida
70 ml de óleo (girassol ou milho)
¾ xícaras de chá de água fervente

  • Cremes de chocolate
    200 g de chocolate meio amargo em pedacinhos
    225 g de chocolate branco em pedacinhos
    180 ml de creme de leite fresco
    1 colher de chá de extrato de baunilha
    6 ovos
    80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
    50 g de açúcar
  • Creme de menta
    3 xícaras de folhas de hortelã (1 maço grande)
    350 ml de leite integral
    3 gemas
    60 g de açúcar
    20 g de maisena

Modo de preparo
Bolo de cacau
Misture os ingredientes secos em uma vasilha. Separadamente, junte manteiga, óleo, leite e ovos. Adicione a mistura de ingredientes secos, alternando com a água fervente. Bata com fouet, até que fique homogêneo. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de aproximadamente 12×30 cm (com 6 cm de altura) e coloque a massa do bolo. Leve ao forno preaquecido a 180 graus. Deixe até que cresça e ao espetar um palito ele saia limpo. Espere esfriar e corte em 3 camadas, com a ajuda de uma serra de pão.

Para os cremes de chocolate:
Separe os chocolates em dois recipientes refratários Misture o creme de leite fresco com a gemas e a baunilha e leve ao fogo, mexendo com fouet, até que engrosse ligeiramente. Não deixe ferver.
Junte a manteiga sem sal em pedacinhos e mexa para ficar homogêneo. Divida este creme entre os dois chocolates (recomendo pesar sua mistura pronta, pois pode haver variação no peso das gemas!) e mexa a mistura de cada um até que o chocolate derreta e o creme fique homogêneo.
Bata as claras em neve, junte o açúcar aos poucos e bata por mais 5 minutos. Divida o merengue entre os dois cremes de chocolate e misture delicadamente.
Forre a forma em que assou o bolo com plástico (eu uso saquinhos de congelar alimentos abertos), coloque uma “fatia” do bolo e o creme de chocolate branco. Cubra delicadamente com mais uma fatia de bolo e coloque o creme de chocolate meio amargo. Finalize com mais uma fatia de bolo. Envolva em plástico e leve ao freezer até congelar. Você pode fazer de um dia para outro, com a dica de tirar do freezer e colocar na geladeira meia hora antes de servir para facilitar o corte!

  • Para o creme de menta:
    Antes de começar, é importante “branquear” as folhas de hortelã, porque elas são sensíveis ao calor e o creme pode se tornar marrom! Para isso, coloque-as em água fervendo por 30 segundos e imediatamente escorra, passando para uma tigela cheia de água e gelo. Escorra novamente e seque com papel toalha.
    Pique as folhas com uma faca de cerâmica (que não vai oxidar as folhas, mantendo a cor) ou soque em um pilão de cozinha. Leve ao fogo com o leite, deixe que levante fervura, tampe e deixe em infusão por 15 minutos. Junte os demais ingredientes e cozinhe até engrossar. Passe por uma peneira fina e deixe esfriar.

Sirva como acompanhamento do bolo gelado.

Receita da Otavia Sommavilla, da Otavia Bolos

Bolo gelado de milho

 

Ingredientes

4 espigas de milho cruas
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
4 ovos

Modo de preparo
Tire os grãos de milho da espiga ainda crus e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador.
Coloque para assar em assadeira retangular (20x30cm) untada por 40 min a 1h no forno a 170 graus, até estar levemente dourado em cima e firmar. Não deixe assar demais para garantir o efeito “molhadinho”.
Espere esfriar, leve à geladeira, corte e embrulhe em papel alumínio.

Receita da chef Carole Crema, da La Vie

Minha nossa senhora do bolo maravilhoso né?
Já que o Carnaval é a hora de nos permitirmos, bora esquecer a dieta e ser feliz!

Beijos, Ju!

Sobre

Juliana Thomé

O JT nasceu de uma necessidade pessoal em compartilhar minhas experiências de vida e também para dividir o meu olhar sobre esse mundo da moda que é tão presente no nosso dia a dia mas que muitas vezes acaba se tornando pouco didático.

2 thoughts on “Três receitas de bolos gelados para refrescar o seu feriado!”

  1. Cristiane
    24 de fevereiro de 2017 at 15:50

    Aiiiii meu Jesus …
    Que delícia esses bolos.
    Algum vai ter que sair no feriado, aqui em casa.

    1. Juliana Thomé
      Juliana Thomé
      24 de fevereiro de 2017 at 16:19

      Cris! Com certeza eles são deliciosos né?
      Estou pensando seriamente em fazer o clássico aqui em casa também.
      beijos, ótimo feriado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *